Rios de gente exigem uma lei que criminalize efectivamente os maus tratos a animais. Muita gente espera que a Provedora do Animal obtenha essa vitória nos seus quatro anos de mandato
Rios de gente pela sanção efectiva dos maus tratos a animais

Conferência THE LINK

“Quando os animais são maltratados, as pessoas estão em risco, e quando as pessoas são abusadas, os animais estão em risco.” afirma Phil Arkow, um dos oradores da Conferência “The Link”,  promovida pela Provedora do Animal, Dra. Laurentina Pedroso, que terá lugar em quatro “webinars” com diferentes temas; Segurança Pública, (destinado às forças de segurança), Justiça (destinado a juízes e procuradores), O papel dos veterinários (destinado a médicos, enfermeiras e assistentes veterinárias) e Alojamento (destinado ao público em geral), que ocorrem respectivamente, entre 22 e 30 de Maio, no Centro Cultural de Belém (CCB), com início às 14h em inglês e português de forma presencial e online.

Esta 2ª edição da Conferência The Link termina a 2 de Junho, no CCB.

Cartaz da Conferência The Link que estabelece a conexão entre maus tratos a animais e violência doméstica
Conferência The Link, no Centro Cultural de Belém

Os maus tratos a animais podem estar potencialmente ligados a violência doméstica e na denúncia partilhada, estará uma ferramenta fundamental de prevenção, se as autoridades competentes para os maus tratos a animais, agirem em conexão com as autoridades dos direitos e de saúde humana.

Esta conferência poderá trazer algo do novo ao mundo da violência doméstica e aos maus tratos a animais, na medida em que a sensibilidade para esta interligação, poderá ajudar em muito na prevenção da violência doméstica em ambos os sentidos, humanos/animais.

No entanto, no meio, que mexe com os direitos dos animais há quem levante a mão (associações, FAT (famílias de acolhimento temporário) para assuntos mais urgentes, como a constitucionalidade da lei, que sanciona os maus tratos a animais, como a criação de um hospital público veterinário, uma rede de emergência animal, ambos prometidos, ou a fiscalização para o cumprimento dos programas de esterilização, a que as Câmaras Municipais estão obrigadas, através dos Centros de Recolha, e para os quais recebem avultadas verbas, cujo destino se desconhece. Já que os tutores, embrulhados em burocracia, esperam meses para aceder a uma esterilização grátis ou mais económica, que acaba por não acontecer, em tempo útil.

Todas as prioridades assinaladas não apagam o facto de esta conferência ter o seu papel na sensibilização de uma ligação entre violência doméstica e maus tratos a animais, que a ser assinalada em tempo útil, pode de facto ser um factor de prevenção deveras importante.

À conferência The Link pode aceder presencialmente ou online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui