All-focus

Marley Afonso, the street dog, foi abandonado à porta do supermercado SPAR, em Magoito. Aí permaneceu durante pelo menos seis meses.

Esperava sentado pelo dono, que jamais voltaria. Durante esse período foi alimentado pelas empregadas do super e pelos clientes. Aí fazia as suas sestas e daí partia para o seu giro diário, naquele andar dengoso de mano do bairro.

Desdentado, cego de um olho e cheio de cicatrizes, sabe lá porquê, sobreviveu até ao dia em que o trouxemos para casa.

Marley, um cão de 13 anos, castanho, tamanho médio resgatado da rua, sem dentes e cego de um olho
Marley , the street Dog

Paws News -Olá Marley! A tua vida mudou de há dois anos para cá. O que aconteceu?

Marley Afonso – Bom, foi uma alma generosa, que por acaso é Directora desta revista Paws News, que ao ver-me em pleno Novembro frio e ventoso, atrás de uma caixa de cartão, que me servia de cama, e que teimava em fugir ao vento, tanto quanto eu teimava em me encaixar nela para fugir da ventania, que se encheu de compaixão e acabou por enfiar no porta-bagagens de sua Peujot Partner e me levou para casa dela.

Paws News – E o que aconteceu depois?

Marley Afonso – Depois…, passei a fazer um monte de coisas que nunca sonhei fazer… Levaram-me a um humano de bata branca que se chama Dra. Teresa Banazol, aí enfiaram.me um termómetro no cu, que não achei piada nenhuma. De seguida escaram-me a boca que tenho toda infectada e sem dentes para avaliarem a minha idade e parece que me deram 13 anos. E não me perguntem o que se passou durante esses anos todos que eu não consigo contar a história. O meu corpo fala por mim… Depois constatou o meu olho que está irremediavelmente cego. Das várias cicatrizes concluiu que passei por boas, mas escapei…, na verdade sou um sobrevivemte, que foi adoptado por um coração de manteiga a quem estou muito grato.

Paws News – Depois dessa adopção e quando és passeado à trela na rua, quase toda a aldeia te reconhece e todos têm uma história contigo, queres recordar algumas?

Marley Afonso – Na verdade esta aldeia até me tratou bem após o abandono, não fossem uns estúpidos de uns adolescentes que me usaram de diversão carnavalesca…  Fui atropelado e sobrevivi sem ir ao médico. Fui alvo de denúncia por um mostrengo do Café Olimpo, que se sentiu incomodado com a minha presença e chamou o canil… Fui perseguido várias vezes, pelos funcionários do Canil de Sintra, para me engavetarem numa boxe e pisguei-me o mais que pude. Não esquecendo a preciosa ajuda da minha grande amiga Jo, que me escondia debaixo do balcão do restaurante.  Caí em buracos nas arribas da praia, donde nunca sairia vivo e fui salvo pela Sílvia. Tive vários potenciais adoptantes, mas todos me devolveram à rua, porque eu não parava de ladrar, por fim tive até malta que me levou ao SPA, para uma banhoca, mas ao que parece eu estava destinado, para aquela que me resgatou em Novembro, e que me entendeu nos meus delírios de latidos e noutros problemas sentimentais, que até me faziam perder as estribeiras…chegando ao ponto de atacar.

Paws News – Então o que mudou na tua vida?

Marley Afonso – O quê que mudou na minha vida… Bom na parte positiva, tenho mais amor, comidinha e conforto todos os dias. Passar frio e fome já era! A parte negativa é que já não dou as minhas voltas pelos tascos…  Sim porque eu ia de tasco em tasco, até ao que fechava mais tarde…É que adoro a companhia de humanos, embora às vezes sejam uns sacanas.  Pois é éssaparte dos tascos, porque eu adoro vadiar… A minha dona embora seja uma querida, e me dê tudo, quase nunca tem tempo para me levar a passear à rua, que eu adoro!

Paws News – Mas fomos informados de que tens um jardim…

Marley Afonso – Sim tenho um jardim, mas não é a mesma coisa, ok! Eu até compreendo, ela mata-se a trabalhar para arranjar comida para nós, porque lá em casa somos um família muita grande… Entre gatos, cães, porca, tartaruga, peixes, uma vóvó e um sobrinho e ela é para aquilo tudo, mas pronto falta-me essa vadiagem para ser completamente feliz.

Paws News – O que mais adoras?

Marley Afonso – Vadiar e comida natural, tipo ossos , restos de peixe, e carne já mais para o podre, ah e às vezes uns “cócós”. Super!

Paws News – O que mais te enerva?

Marley Afonso – Que gritem com a minha dona e que me tentem dar medicamentos!

Paws News – Qual a tua melhor recordação depois do abandono?

Marley Afonso – Aquele Natal junto à árvore de Natal, co os gatos e os yorkies embirrantes, a dormitar na mantinha linda, que a Fiorella, uma admiradora me ofereceu com o meu nome bordado. Uauuuu

Paws News – Qual o teu maior sonho?

Marley Afonso – Que a minha dona fique a trabalhar em casa, e que consiga um tempo para me levar a vadiar na rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui