Estatuto Editorial

 

 

Estatuto Editorial PAWS NEWS

  1. A Paws News, é uma publicação online, que tem como principal objetivo garantir ao utilizador o direito a ser informado com rigor e isenção, usando a língua portuguesa original.

2. A Paws News é transversal a todos os utilizadores, que amem animais, independentemente das suas orientações religiosas, políticas ou sexuais, desempenhando uma atitude agregadora, e independente, em torno da defesa dos direitos dos animais.

  1. A Paws News respeita a Constituição da República Portuguesa, no que respeita ao exercício dos direitos de liberdade de expressão e de informação, não podendo ser impedidos ou limitados por qualquer tipo ou forma de censura.
  1. A Paws News garante na sua publicação online, a expressão e confronto das diversas opiniões existentes a nível global, não dispensando o trabalho dos profissionais da comunicação social.
  1. A Paws News verifica e cruza todas as fontes de informação, identificando-as, reservando-se, no entanto e ao abrigo da lei, à confidencialidade em circunstâncias que o justifiquem.
  1. A Paws News dará a cada género jornalístico o seu devido lugar distinguindo entre notícias e artigos de opinião, sendo que os factos são inalteráveis e as opiniões são livres.
  1. A Paws News preza o conceito de seriedade jornalística e não cede ao apelo fácil do sensacionalismo, que procede através do empolamento do escândalo político, do crime e do sexo, apesar de ter perfeito conhecimento dos benefícios possíveis em termos de mercado de leitura.
  1. A Paws News pretende manter aberta a possibilidade de colaboração de pessoas reconhecidas no mundo animal, quer pelas suas capacidades técnicas, quer pelas suas capacidades humanas no domínio da defesa dos direitos dos animais.
  1. A Paws News garante aos seus profissionais de jornalismo o pleno respeito pelos princípios éticos da Imprensa, consagrados no Estatuto do Jornalista e no Código Deontológico da profissão, e reconhece a importância da acção do Conselho de Redacção para a respetiva salvaguarda.
  1. A Paws News segue a orientação definida pela Lei de Imprensa, pelo seu diretor e por este Estatuto Editorial, tendo como limites os princípios consagrados na Constituição.