Logotipo da ASAE Autoridade Fiscalizadora das Actividades Económicas
Logo ASAE

ASAE resgata 44 animais de espécies protegidas

 

Logotipo da ASAE Autoridade Fiscalizadora das Actividades Económicas

 

A operação levada a cabo pela ASAE decorreu num centro comercial, no concelho de Cascais. Os 44 animais de espécies protegidas foram resgatados, no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, já que os detentores não possuíam os certificados exigidos por lei.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) iniciou a investigação em Fevereiro de 2020, através das ofertas online de venda de animais de espécies protegidas

Das espécies apreendidas constavam trinta e duas tartarugas (estrelada indiana, gregas, leopardo, esporas-africana, jabuti-piranga), duas Pytons regius, cinco camaleões (Furcifer pardalis e Chamaeleo calyptratus e ainda cinco tarântulas e onze ovos de tartaruga em incubação.

Segundo a ASAE, os dois suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, sendo que um deles não tinha registo legal no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e até alegava ser biólogo para ganhar a confiança dos compradores. Algumas dessas espécies eram adquiridas fora do país. O arguido procedia depois à sua criação numa sala do centro comercial, de onde também expedia as “encomendas”… Imaginam-se a receber uma Pyton regius pelo correio?!

Se queres saber mais sobre estas espécies protegidas tens muitos livros como este disponíveis na Amazon.

Asae apreende 44 animais de espécies protegidasPython royal (guide terrario) edição francesa de Robert Collectif

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui