Praias próprias para cães / Praias pet friendly

Na maioria das praias concessionadas não é permitida a presença de cães durante a época balnear. Destacamos aqui as 5 praias concessionadas onde pode ir a banhos com o seu amigo de 4 patas:

Praia dos Pescadores (Praia Velha), Paço de Arcos

A Praia dos Pescadores, também conhecida por Praia Velha, situa-se em Paço de Arcos, no concelho de Oeiras. Permite a permanência de animais de estimação a partir do passado dia 27 de Junho. Embora não seja uma praia muito extensa, apresenta um areal bastante amplo com um pontão.

Ver praia no mapa

Praia das Amoreiras, Santa Cruz

Também já na época balnear de 2021, na Praia das Amoreiras são permitidos cães, e a praia está equipada com bebedouros e dispensadores de sacos. A Praia das Amoreiras está localizada junto ao miradouro de Santa Helena, no concelho de Torres Vedras. Uma praia bastante bonita, com um extenso areal, cujo acesso é feito por terra batida.

Ver praia no mapa

Praia do Porto da Areia Norte, Peniche

Esta praia, inaugurada em Agosto de 2016, foi a primeira zona balnear do país a permitir a permanência e circulação de cães. Localizada perto de Lisboa esta praia possui um areal com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro. Está equipada com dispensadores de sacos para recolha de dejetos, além da sinalética com todas as regras de uso do areal.

Ver praia no mapa

Praia do Coral, Viana do Castelo

Inaugurada a junho 2017 como praia pet friendly esta praia possui um extenso areal e as águas são na generalidade calmas uma vez que se encontra entre dois pontões, e protegida pela barra do Rio Lima, podendo desfrutar de momentos divertidos com o seu patudo. A Praia do Coral, está localizada no interior do Porto de Viana do Castelo e é também conhecida como Praia do Aquário.

Ver praia no mapa

Praia Suave Mar, Esposende

Situada na zona Norte do concelho, em Esposende do distrito de Braga é mais uma praia que está aberta aos nossos amigos de 4 patas desde Julho de 2018.
A iniciativa parte do Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal criado pela Câmara Municipal. Esta prevê uma ambulância dedicada exclusivamente ao socorro dos cães e gatos assegurada pelos Bombeiros Voluntários de Fão.
Além de possuir um extenso areal e dos bons acessos, está inteiramente equipada com bebedouros e água potável e um circuito de limpeza.

Ver praia no mapa

Praia da Ramalha Sul, Esposende

Ainda no concelho de Esposende, a Praia da Ramalha Sul que juntamente com a Praia Suave Mar passou a permitir animais de companhia no areal desde Junho de 2018 no âmbito do Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal.

Ver praia no mapa

Matosinhos

Matosinhos também vai ter uma praia pet friendly, falta ainda saber onde vai funcionar. A decisão foi aprovada na reunião de Assembleia Municipal no dia 29 de junho 2020, e pode ser uma praia ou uma parte dela.

Praias que permitem cães (praias não concessionadas)

Nas praias não concessionadas e não vigiadas, em princípio os cães são permitidos, mesmo durante a época balnear, a menos que haja sinalética da Câmara Municipal que indique o contrário. Esta sinalética deverá estar homologada com um número de série e um edital legitimando tal proibição. As regras das praias concessionadas estendem-se às praias não concessionadas, sendo obrigatório o uso de trela e a limpeza de dejectos.

Deixamos alguns exemplos de praias não concessionadas onde pode desfrutar de bons passeios e banhos refrescantes com o seu melhor amigo.

Praias não concessionadas Região Norte

Praias não concessionadas Região do Centro

Praias não concessionadas Região do Alentejo

Praias não concessionadas Região do Algarve

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui