Por Mon Couer

Boji, o viajante

Boji é um cão rafeiro, que vive nas ruas de Istambul, na Turquia, onde é conhecido como utilizador dos transportes públicos da cidade.

Boji é hoje uma celebridade com conta no Facebook, Instagram e no Twitter que disfruta de milhares seguidores, que começaram a publicar as suas fotos nas redes sociais.

https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=386914963157151&external_log_id=a110c3f8-795c-4be1-9092-08f46a710c39&q=Boji

Este rafeiro de grande porte e de doce carácter viaja de metro, de autocarro e até de barco, imaginem só… Actualmente monitorizado pelas autoridades municipais de uns meses a esta parte, calcula-se que Boji chegue a fazer 30 quilómetros por dia, passeando por dezenas de estações de metro.

https://www.instagram.com/p/CUzQKI6lWxq/

Curiosamente Boji muito civilizado respeita as regras e espera que os passageiros desembarquem antes de entrar, comportamento observado pelos funcionários do metro. “Ele sabe para onde ir. Sabe aonde sair”, disse Aylin Erol, do metro de Istambul.

“Ele é um espírito livre”, disse Chris McGrath, fotógrafo da Getty Images, que passou um dia inteiro a seguir o animal pela cidade. “Tudo o que ele quer fazer é andar de transportes. Cada vez que passa por um autocarro ou qualquer meio de transporte, ele só quer entrar.”

Boji é um cão sem raça definida, com pêlo castanho e, à semelhança de outros cães vadios em Istambul, tem uma etiqueta na orelha, como o gado cá em Portugal, o que significa que foi castrado e que está vacinado.

Tão célebre se tornou, que as autoridades municipais pretendem colocar cartazes informativos nos transportes, sobre Boji, dando orientações aos passageiros sobre a forma de interagir com ele.

Na sua conta de Instagram, Boji já tem mais de 95 mil seguidores e na vida real milhares de admiradores, porque ele adora estar entre gente, sejam adultos ou crianças.

Se fosse em Portugal Boji nunca seria uma celebridade, e já teria sido preso numa qualquer box de um canil municipal…É assim nos países civilizados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui