Dois cães de raça galgo correm numa pista de areia a alta velocidade
As corridas de galgos alimentam o mundo das apostas

O dia mundial do galgo homenageia um cão maravilhoso, muito maltratado.

Galgo em grande planoTobias, oito anos

Quanto sofrem este cães célticos, companheiros de faraós, de princesas e imperadores na mão dos “Galgueiros”? Que este dia 1 de Fevereiro seja um grito de ajuda para os galgos, que tantas atrocidades sofrem às mãos de caçadores ou apostadores de corridas.

Fevereiro é um mês fatídico para os Galgos! A temporada da caça em Espanha, termina e o abandono e a tortura estão em marcha…

Mais de 50.000 galgos são abandonados ou barbaramente assassinados em Espanha, pelos urubus da caça e/ou das corridas, já que a sua vida útil não ultrapassa os três anos,.

O galgo é um cão dócil, que atinge velocidades, que podem chegar aos 60 km/h. Esta raça é ainda dona de uma visão muito apurada, que distingue objectos a cerca de 800 metros de distância. Estas características tornam-no perfeito para caçadores e para apostadores de corridas, adornarem o Ego da sua mísera existência á custa da sua exploração.

Cão de raça galgo, cor creme sentado e parece sorrir
O galgo, um cão muito dócil

Espanha lidera a estatística dos maus tratos a Galgos. A melhor sorte ainda é o abandono, cerca de 60% dos cães abandonados em Espanha são Galgos… Na doença também são deixados à sua sorte e muitos são abatidos nos canis municipais, depois de terem passado fome e serem alvo de maus tratos por parte dos detentores.

Maus tratos, que para além do enforcamento nos “Bosques da Morte”, vão ao requinte de causar uma morte lenta e agonizante ao animal pelo bárbaro “tocar piano”, em que o cão amarrado pelo pescoço, e apenas tocando ligeiramente com as patas traseiras no chão, luta desesperadamente por apoio…até à morte, que pode levar dias… Um verdadeiro horror!

Tudo isto depois de viverem os tais dois, três anos em exíguas gaiolas, sem higiene nem qualquer conforto ou espaço para se movimentarem. Não contentes, os “galgueiros” ainda exploram o negócio do sangue, em que os animais são dadores de sangue, para outros animais, sem quaisquer condições de higiene, nem segurança para eles, e muito menos para os receptores.

Cão da raça galgo usado como dador de sangue para outros cães
Galgos, explorados como dadores de sangue nas piores condições de higiene

Entre a fome como método idiota de treino, também amarram os cães a carros ou a motas e arrastam-nos impiedosamente por vários quilómetros… Ainda ninguém fora do meio entende o objectivo dessa prática hedionda. Qualquer lesão ou trauma não tem direito a médico, porque o abandono tudo resolve! As fêmeas procriam cio, após cio e as crias não seleccionadas, sabe-se lá porque critérios, e muitas eliminadas violentamente.

 

Por Graça Afonso (rebelde ao acordo ortográfico)