A prenda de Natal.

Texto Diogo Belo / Imagens Facebook

 

Detetaram-se quatro cães sem condições dignas, na Escola Básica Integrada de Arrifes, na ilha de S. Miguel.

Os animais encontravam-se acorrentados com meio metro de corrente, à chuva e ao frio, com apenas lama e os seus próprios dejetos como cama. Depositavam a comida nesse mesmo chão imundo e nem todos tinham água para beber.

 

cão acorrentado à chuva, na lama
À chuva e ao frio, na lama.

 

O grupo de Intervenção e Resgate Animal (IRA), não deixou esta situação ficar no esquecimento. Esta já tinha sido reportada anteriormente, no entanto, só após a onda de indignação, resultante da sua publicação das imagens destes animais, é que houve alguma ação por parte dos responsáveis.

Esta ação não foi, no entanto, a que se esperava ou que se pretendia.

No dia 24, deram como presente de Natal a estes cães, nada mais, nada menos do que a mesma corrente de meio metro, e a mesma falta de condições, mas agora num local mais recôndito da Escola. Uma tentativa falhada de “varrer” o problema para debaixo da carpete, não suficientemente longe dos olhares preocupados.

Alguns dos cães são resgates do canil municipal de Ponta Delgada, a quem retiraram ainda mais liberdade e dignidade.

O grupo IRA contactou a SEPNA-GNR e aguarda-se uma resolução para esta situação, no mínimo lamentável, mas definitivamente revoltante. Especialmente dado o contexto de proximidade à futura geração de cidadãos que ali se formam.

Um duplo desastre, terrível para os animais em questão e um péssimo exemplo para as novas mentes.

Cabe-nos a cada um de nós, sensibilizar e dar um bom exemplo, de como cuidar dos nossos melhores amigos patudos, para fomentar uma mentalidade que vai proporcionar um futuro melhor para os animais de estimação das próximas gerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui