Um cão cheira cadela em cio
O cio atrai os machos
Um cão cheira cadela em cio
As feromenas desenvolvidas durante o cio atrai os machos

A cadela em cio é um problema para a família, se a procriação não for o objectivo.

Pingos de sangue, pela casa fora, na cama. nos sofás, nos tapetes… Machos de todos os tamanhos e feitios à porta de casa! E os passeios, um verdadeiro inferno, com um cortejo de pretendentes chatos até dizer chega! E finalmente a ninhada indesejada, por descuido!

Se realmente não quer passar por isto a melhor solução é a esterilização antes do primeiro cio, que reduz as probabilidades do cancro da mama, gravidez imaginária e piometra.

Não há cuequinhas, nem sprays que o salvem de uma ninhada indesejada, ao mínimo descuido a sua cadela vai engravidar, e se no início pode ser uma experiência maravilhosa, quando vier a saber do futuro dos cachorros, pode ficar muito triste com sentimentos de culpa, porque bons donos para sempre não é fácil encontrar!

Acredite na experiência de quem já passou por tudo isso!

 

O que é o cio?
É o período em que a fêmea aceita o macho, para procriar. Também se observam algumas alterações de comportamento, devido a alterações hormonais, como pedir mais afecto ou até brincar mais, no entanto também pode ser agreste para outras fêmeas. Pode perder apetite, ficar mais cansada ou até inchar as mamocas. Em suma preparada para lhe encher a casa de cachorros.

Quanto tempo dura o cio?
Nas raças pequenas, o primeiro cio nas cadelas costuma surge entre os cinco e os oito meses, pelo contrário, nas cadelas de tamanho maior, geralmente acontece quando têm aproximadamente um ano de vida.

A duração do cio varia entre as duas e quatro semanas, independentemente da raça.  Normalmente reaparece a cada seis meses, duas vezes por ano, mas existem excepções. Convém registar para ter o cio controlado.

Fases do ciclo estral nas cadelas
1ª   Proestro

2ª   Estro ou cio

3ª   Diestro

4ª   Anestro

Proestro
Duração entre seis a 14 dias. A cadela urina mais vezes, lambe-se frequentemente e a vulva apresenta-se inchada. Durante esse período os machos começam a ficar malucos com o odor a sangue, rico em feromonas, mas as cadelas não os aceitam, e podem rosnar e até fugir.

Estro ou Cio
Com uma duração entre os cinco e os 5 e os15 dias, é a fase em que a cadela aceita o macho e o período em que há mais possibilidades de gravidez. Ou seja  entre o 11º e o 15º dias, depois do início do sangramento, o que é difícil de detectar pois o os donos podem não se aperceber. Nesta fase a cadela fica mais nervosa e a rreda a cauda para o lado, para facilitar a vida ao macho

Se não seguiu o nosso conselho de esterilização, pelo menos tome estas medidas no caso de não querer a casa invadida por uma ninhada que lhe vai pôr a casa de pantanas e tirar-lhe muitas horas de sono.

1- Saia à rua sempre com trela
2- Usar spray para afastar os machos
3- Se habita em vivenda, controle muito bem todos os pontos de fuga, a fim de evitar que algum macho entre ou a sua cadela fuja. Sim porque elas trepam e fogem!

4- Evite parques caninos ou lugares frequentados por outros cães.

5- Boa sorte!

Diestro 
Esta fase tem uma duração variável, dependendo de cadela para cadela, abrange um período de dois a cinco meses, em que a cadela não se interessa pelos machos, e eles também não se sentem atraídos por ela. Se não engravidou será a fase de repouso entre o fim do cio e o início do próximo ou anestro. Esta fase dura cerca de quatro meses, mas varia de cadela, para cadela. É a melhor altura para tomar a decisão da esterilização.

Vantagens da esterilização

1 – Diminui as probabilidades de cancro da mama

2 – Gravidez imaginária (Pseudociese) – As mamas aumentam, podem segregar leite e a cadela procura local para parir. Precisa procurar médico-veterinário

3 – Piometra (aberta ou fechada) – Sintomas quase indetectáveis, mas trata-se de infecção grave, que pode causar morte – Urgência veterinária

4- Uma vida longa e saudável

Não acredite em MITOS! Nenhuma cadela precisa de ter pelo menos uma ninhada…

E do ponto vista social não contribua para mais abandonos, porque aparecem muitos donos para cachorros, mas não para ficarem com eles para o resto da sua vida.

By PawsNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui