Cadela sem raça definida, de cor preta. Dá pelo nome de Mickye tem um contacto visual extraordinárioi
Micky adora música clássica, mas não toda. Excelente nível de contacto visual. photo by Graça Afonso

Ainda antes de treinar o meu cão

A maior parte dos donos ou candidatos a donos sonham com o cão perfeito, que obedece a todos os comandos básicos de obediência: Senta, Deita, Fica, Aqui, Junto com trela, sem trela e por aí fora.

E na hora do dono se exibir para os amigos à custa do seu patudo, é frustrante, que o cão não cumpra, sem falhas, o que em casa sabe fazer tão bem! Pois é isso, acontece em casa! Mas não na rua e não sob pressão e tudo isso é outro cenário, que também é preciso treinar.

Carlota Joaquina, um apurado contacto visual

Muitas são as dicas de como treinar um cão, de como fazer isto e aquilo, dar a pata, rebolar, fingir de morto e por aí fora…, mas antes há muito trabalho de casa a fazer pelos nossos queridos donos.

Pois aqui no PAWSNEWS achamos, que antes da expectativa de ensinar o que quer, que seja ao seu cão, dois são os requisitos essenciais:

1 – Brincar muito com o seu cão

cão de raça teckel de pêlo curto, padrão arlequim a brincar
Chouriço aprende a brincar com um brinquedo, nunca com as mãos

 

Carlota Joaquina, cadela de raça Jack Russel como exemplo de contacto visual apurado

Janis e Carlitos, mãe e filho brincam muito entre si

Brincar com o cão, correr com ele, jogar às escondidas, caírem juntos, atirar bolas, tomarem banho de mar juntos, mas também adormecer no sofá… Tudo isto desenvolve o relacionamento com o seu cão, e quanto mais isto acontece, mais profunda se torna a relação de cão, dono, família.

Estabelecida esta relação sem compromisso de resultados, então sim, mais fácil será exigir no treino, porque o nosso cão fará tudo para nos agradar. E o treino será para ele só mais uma brincadeira e não uma obrigação enfadonha, que só lhe cria pressão e/ou stress.

2 – Criar contacto visual

Beagle com muito contacto vissual
Olhos nos olhos

Há cães que já nascem com esta capacidade, de olhar o dono nos olhos, mas se nos focarmos nesse objectivo, podemos sempre desenvolvê-la muito mais. E o que é o contacto visual?

O contacto visual é a ferramenta essencial de comunicação com o seu patudo, seja cão, seja gato. Quando o seu patudo fixa o olhar dele, no seu olhar é porque pretende algo ou tenta perceber quem é aquela pessoa. O contacto visual é a ferramenta fundamental do treino.

Há, no entanto, excepções à regra, no caso de um cão estranho nos olhar fixamente. Nessa situação as regras são diferentes, pois o nosso olhar fixo pode ser entendido como um desafio. E assim como olhamos os nossos amigos olhos nos olhos, eventualmente não o faremos com um desconhecido, sob pena de sermos mal interpretados, podendo até dar origem a um conflito. Com os cães, que não conhecemos passa-se o mesmo, pelo que teremos de estar atentos à linguagem corporal do animal.

A atitude a tomar é desviar o olhar e não praticar movimentos bruscos.

 Afirmam os cientistas japoneses, que o afecto do cão mora nos seus olhos, já que o contacto visual potencia o hormônio do amor, a oxitocina, tanto no ser humano, como nos cães ou nos gatos.

Por Graça Afonso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui