Pipoca, uma cadela de cinco anos de raça pug morre de alergia a vacina
Pipoca até sempre

Por Otília Leitão

Fotos Graça Afonso

Pipoca, uma cadelinha da raça PUG, saudável, alegre e com cinco anos, que já tinha um historial de alergia a vacinas, morreu dia 19 de Junho, em Sintra, após ter sido vacinada, e apesar de todos os esforços realizados pela equipa clínica para reverter a situação.

O clínico, que ministrou a vacina, justificou aos donos o infeliz desfecho como alergia à vacina, não sendo possível estabelecer um nexo de causalidade, pois a autópsia não foi realizada por vontade dos donos.

Após tomar conhecimento dos factos a PawsNews, revista online ao serviço dos animais, contactou a médica em causa, que não se encontrava de serviço e solicitou informação técnica e científica à empresa MSD Animal Health, fabricante da vacina Nobivac® DHPPi e Nobivac® L4, normalmente ministradas em conjunto.

Tendo em conta, que a vacina ministrada, é considerada por alguns veterinários uma das que menos alergias causa, solicitámos via email, à Dra. Regina Avelar um pedido de esclarecimentos, tendo em conta prazos de validade, condições de transporte, de armazenamento, ou outros, que pudessem contribuir para o trágico desfecho de um acto clínico, que tão banalizado está, como não constituindo perigo de vida para o nosso cão ou o para o nosso gato.

E recebemos a seguinte explicação da técnica especialista Inês Barbosa, da MSD Animal HealthTechnical SpecialistCompanion Animals :

Na sequência da notificação efetuada por parte da Dra. Anabelle Morais, no dia 21 de junho de 2021, relativa à suspeita de reação adversa com os medicamentos veterinários Nobivac® DHPPi (Lote: A602A01, validade 03/2022) e Nobivac® L4 (Lote: A166A01, validade: 05/2022), cujo titular da Autorização de Introdução no Mercado (AIM) é a MSD Animal Health vimos, por este meio, informar que procedemos ao registo interno do caso, ao qual estamos também obrigados, e notificámos as Autoridades Competentes, nomeadamente a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Agência Europeia do Medicamento (EMA), uma vez que, de acordo com a legislação nacional, Decreto-Lei n.º 148/2008, de 29 de Julho, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 314/2009 de 28 de Outubro, Artigo 110.º, n.º 1 alínea b), o titular da AIM é obrigado a registar e notificar imediatamente, ou no prazo máximo de 15 dias, às Autoridades Competentes, todas as suspeitas de reações adversas graves.

 De uma forma periódica, ou sempre que solicitado pelas Autoridades Competentes, os titulares das AIM têm de enviar a estas entidades Relatórios Periódicos de Segurança, para que as mesmas possam efetuar uma avaliação permanente aos medicamentos veterinários.

Na presença de uma suspeita de reação adversa, os Médicos Veterinários têm o dever de comunicar essas suspeitas ao titular da AIM do medicamento veterinário ou às Autoridades Competentes. Nesse sentido, como acima referido, quando a suspeita de reação adversa é comunicada ao titular da AIM, todas as informações recolhidas são comunicadas às Autoridades Competentes.

 A técnica explica ainda que nenhum medicamento veterinário está isento de risco associado à sua administração, cabendo às Autoridades Competentes na avaliação que efetuam e confirmar o risco-benefício de todos os medicamentos veterinários comercializados, tendo por base os relatórios de fármaco vigilância, que recebem. Esta avaliação é feita por todos os Estados membros, onde o medicamento veterinário se encontra registado. E este é o caso do Medicamento Veterinário Nobivac® DHPPi e do Medicamento Veterinário Nobivac® L4

 Os Resumos das Características dos Medicamentos Veterinários registados em Portugal podem ser consultados na base de dados da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, MEDVET. No Resumo das Características do Medicamento Veterinário Nobivac® DHPPi, aprovado pela Autoridade Competente, está descrito que, em casos muito raros, poderá ocorrer uma transitória reação aguda de hipersensibilidade (anafilaxia), após a administração do medicamento veterinário, com sinais clínicos que podem incluir prostração, edemas, prurido, dispneia, vómitos, diarreia ou colapso.

No Resumo das Características do Medicamento Veterinário Nobivac® L4, aprovado pela Autoridade Competente, está descrito que, em casos muito raros, poderá ocorrer uma reação de hipersensibilidade aguda transitória, após a administração do medicamento veterinário, podendo esta evoluir para um estado mais grave (anafilaxia), sendo recomendado tratamento apropriado.

 Para efetuarmos uma correta avaliação e atribuição do nexo de causalidade dos casos de Fármaco vigilância, designadamente do ocorrido no caso concreto, é importante a realização de exames complementares, como por exemplo necropsia forense. Atendendo que neste caso não foram efetuados exames complementares, não é possível relacionar de forma inequívoca os sinais clínicos à administração do medicamento veterinário.

 A MSD Animal Health é, e será sempre, responsável, quer pela segurança, quer pela qualidade dos seus medicamentos veterinários, garantindo as aprovações prévias dos mesmos, junto das Autoridades Competentes, antes de os colocar no mercado, e registando e reportando todos os casos de Fármaco vigilância, tanto a nível interno, como junto das Autoridades Competentes, pois o seu objetivo primordial é a Saúde, a Segurança, o bem-estar dos animais e o interesse de Saúde Pública de todos nós.

Assim, a Paws News alerta as famílias detentoras de animais, para que estejam atentos aos sinais posteriores à vacinação, como prostração, edemas, prurido, dispneia, vómitos, diarreia ou colapso. Reportem ao médico-veterinário, qualquer comportamento, que se insira neste quadro de sintomas, e que se revelem após vacinação, ou nas horas que se lhe  seguem.

Recordamos que Portugal – a par da Áustria e da França – está na linha da frente, no que se refere a legislação, depois de ter aprovado o Novo Estatuto Jurídico dos Animais, em 2017. Com a sua entrada em vigor, os animais deixaram de ser apenas coisas e passaram a ser considerados seres com direitos, a quem a lei garante o bem estar legalmente previsto.

Os cães são nossos amigos e dão-nos lições de Humanidade. Por isso a redacção da Paws News em peso e a família dessa miúda maravilhosa, choram a morte da Pipoca.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui